Palestra
Foto Cine Clube Bandeirante
A história do mais importante fotoclube do Brasil
O surgimento da fotografia moderna brasileira
Intercâmbio com a vanguarda norte-americana e europeia
Principais fotógrafos entre 1940-60
Sábado
18/1/2020
10h - 12h
R$ 75
Tema da Palestra:
A história, o legado e os principais fotógrafos do mais importante fotoclube do Brasil, em atividade desde 1939. De início, o Foto Cine Clube Bandeirante apresentava um ambiente bastante conservador e fechado em torno de seus associados, mas com o passar dos anos e, estimulado pela realização do Salão Internacional de Arte Fotográfica de São Paulo, acabou por abrir-se para o intercâmbio com associações nacionais e internacionais.
Os confrontos e paralelos entre as fotografias apresentadas ao longo dos anos no Salãoforam determinantes para a constituição de uma cultura visual específica. Tudo indica que a vertente modernista do fotoclubismo brasileiro, que eclodiu em meados da década de 1940, com os fotógrafos Thomas Farkas, Eduardo Salvatore, José Oiticica Filho, Chico Albuquerque, German Lorca e Geraldo de Barros, não teria surgido, nem tampouco se firmado sem o intercâmbio internacional propiciado pelo Salão, e a abrangência das referências e debates que gerou.
O Salão, até o fim da década de 1950, constituiu-se no principal fórum do fotoclubismo brasileiro e, um de seus principais legados foi contribuir para a aproximação da fotografia local aosmovimentos de vanguarda fotográficos europeus e norte-americanos, transformando-a numa produção moderna, chamada pelos críticos como Escola Paulista de Fotografia.
Palestrante:
Marly Porto é Mestre em Estética e História da Arte
(Universidade de São Paulo) e Bacharel em Arte: História, crítica e curadoria (PUC de São Paulo).
Curadora, crítica de arte, coordenadora de exposições e feiras de fotografia, editora de fotolivros e palestrante com
mais de 20 anos de experiência no mercado brasileiro e internacional.
Coordenadora de projetos artísticos e culturais no IEPC – Institut d’Education et des Pratiques Citoyennes (Paris, França).
Autora do livro “Eduardo Salvatore e seu papel como articulador do fotoclubismo paulista”, publicado em 2018.
